segunda-feira, 26 de junho de 2017

Body Shaming? Nah, Fuck it!

Atualmente, o desejo de ter um corpo perfeito é algo cada vez mais desejado pelo ser humano. Dá-se mais valor à aparência e menos valor à personalidade. As idas ao ginásio são cada vez mais frequentes e a ideia do "não vou comer isto porque engorda" é algo mais presente na cabeça das pessoas. Preocupar-nos com o nosso corpo é algo positivo. O problema é quando isso acontece em excesso. Ficamos cegos nesta necessidade de ser cada vez melhor, de agradar o outro, "de sermos uns deuses". Ficamos ocos por dentro. 
Como consequência disto, surge um problema cada vez mais comum hoje em dia : Body Shaming.
Fonte: Tumblr
O que é isso? Don't worry, lindos. O papá Pedro explica 🎓 :
"Significa o ato de envergonhar-se do corpo, ou ainda, reprová-lo. É também esperar a aprovação das pessoas quanto às suas formas. É ver o corpo como um objeto a ser corrigido: tirar, acrescentar, enrijecer, esticar, até atingir alguma perfeição." (good description, though)

Estereótipos
Fonte: Tumblr
Acho que devemos começar com a raiz do problema: Os Estereótipos. Aquilo que a sociedade diz que devemos seguir. O que os meios de comunicação tentam impor nos nossos pequenos cérebros. Hollywood e a  Indústria da Moda são palavras chave neste tema. Somos influenciados diariamente pelas pessoas pertencentes a estes dois grandes núcleos.

Primeiramente, a mulher deve ter braços finos, cintura fina, rabo grande e mamas grandes. Ou seja se tiveres o corpo estilo - ampulheta estás perfeita. Longa vida às Kardashians, portanto (excepto se aquilo não fosse tudo fake, eheheh).
O Homem deve ter  músculo por todo o lado. Tens de ser masculino e por as gajas a suspirar por todos os cantos. Uns grandes peitorais e a típica "tablete de chocolate" também marcam pontos. Tenta ser um David Beckam,ok?
Mas e o resto? Amor,  o resto não presta. Se fores gordo, ou muito magro, se tiveres o rabo pouco saliente, se as tuas mamas forem demasiado pequenas, se tiveres celulite, estrias ou qualquer tipo de defeito, tens de corrigir isso, e urgentemente!! Senão o fizeres, esconde-te please.Tirar fotos na praia em bikini ou calções? Nem penses. Quem pode fazer isso é só o pessoal fit, ok?

This happened to me too ...

E agora vocês pensam "Mas isso não é uma cena que só acontece às gajas?". Não, queridos. O homem tem a mania de fazer de conta que a estética é uma coisa que não lhe interessa  e que está sempre confortável com o seu corpo. Mas é mentira. Se for preciso preocupa-se ainda mais que a mulher.
Já sofri de Body Shaming? Sim. Quer dizer, ainda sofro. Não diretamente. As pessoas não fazem "bullying" comigo, nem nada do género. Mas comentários do género "És tão magrinho!"; "Come mais, por favor"; "És giro de cara só que o resto...". Tipo, STOP.
Não tenho um corpo agradável aos olhos de muitos.  Epáh, desculpem lá se o meu metabolismo não me permite passar dos 60 kilos e se não tenho paciência nem dinheiro para ir a um ginásio. As pessoas têm a mania que podem dizer certo tipo de coisas só porque sim. Não gostam, guardem para vocês, I really don't care what you think.

Auto-estima

Claramente isto mexe na auto-estima das pessoas. Não consegues sentir-te bem contigo próprio, procuras mil e um defeitos em ti, alguns deles até são imaginação tua. Perdes o gosto por te arranjar ou até te esforças demasiado nisso, para esconder esta tua fragilidade. Na praia fazes para encolher a barriga e nas fotos tentas a todo o custo escolher angulos que te favoreçam para assim te sentires bem contigo próprio. Wrong, Wrong, Wrong! Isto vai soar muito  cliché, mas somos todos diferentes, certo? Qual é a piada de sermos todos iguais? Não estou a dizer que seja certo a obesidade ou a anorexia. Ser saudável é o que interessa. Desde que o sejas, não importa se o teu corpo não respeita os standards da sociedade.

The world is changing

No outro dia, vi um vídeo onde a Modelo Ashley Benson,(a mesma já foi discriminada na indústria da moda devido ao seu peso), fazia uma sessão fotográfica com mulheres comuns. Nenhuma delas se sentia bem com o seu corpo: ou não gostavam da sua barriga, ou da sua anca ou dos seus braços. Mas  despiram os seus medos e inseguranças e demonstraram a confiança e coragem que devia ser obrigatória por Lei. Isto é tão importante! Felizmente o conceito de beleza está a mudar com o tempo. E isso não me podia deixar mais feliz! Vejam e chorem comigo, por favor!
 


Tu não  estás definido pelo teu corpo. O que tu és é o teu interior, como tratas os outros e, mais importante, como te tratas a ti próprio! Este ano abri mesmo os olhos. Antes guiava-me muito pela aparência das pessoas. Para mim, o importante era arranjar alguém lindo fisicamente. Mas depois de ter visto já muita coisa e de ter convivido com muitas pessoas, acabei por chegar à conclusão que a aparência não importa assim tanto. É importante que as pessoas lutem por ti, demonstrem interesse e acima de tudo que te cativem a nível mental 😊

Pedro Alfaiate 💙

Sem comentários:

Enviar um comentário